Cascalho pelo Mundo

Bem-vindo a bordo!

Cascalho around the world

welcome to our World!

Cascalho pelo Mundo

Bem-vindo a bordo!

Cascalho pelo Mundo

Bem-vindo a bordo!

Cascalho around the World

The best blue!

Bem-vindo a bordo do Cascalho pelo Mundo

Foi logo que começamos a namorar... queríamos viver a vida mais intensamente e dar asas a uma paixão comum: viajar e conhecer os quatro cantos do mundo. E decidimos que faríamos isso a bordo de um veleiro e, mais ainda, que buscaríamos este veleiro na Itália. Com 600 euros no bolso, partimos. Durante muitos anos na Itália, trabalhamos para juntar dinheiro e depois, começamos a procurar o barco que viria a ser a nossa casa... quando encontramos o Cascalho, não tivemos dúvidas... era ele !!! Tínhamos encontrado a nossa casa. Não precisávamos mais sonhar esta parte. A partir daí, foi só viver o sonho, dar ao nosso barco-casa a nossa cara e com ele viver a vela pelos quatro cantos do mundo. Exatamente como tínhamos sonhado...

Momentos...

Ele também estava lá...
Paraty Bourbon Festival 2013
Fora da Lei - Ed Motta 

A encantadora Paraty e o Bourboun Jazz Festival

Zero vento e mar liso... a Praia do Sono foi ficando longe,
na esteira e nas lembranças do Cascalho.
E logo a encantadora Paraty nos recebia!
Casarões coloniais do Centro Histórico.
Puro charme!
Encantos... no túnel do tempo!
Sem água...
Com água...
Dois em um...
A Igrejinha de Santa Rita.

Paraty Bourboun Festival....
Instrumental... show!!!
E a beleza de cada entardecer!!!

12 de maio de 2013
Latitude 23°20'06"S e Longitude 44°37'57"W
08:20h

Hora de deixar uma das mais belas praias da região. A Praia do Sono nos encantou com o seu mar de águas esverdeadas, as barracas rústicas dos moradores, os bares e restaurantes pé na areia a sombra das amendoeiras, a simplicidade e a hospitalidade de toda a sua gente e a beleza da exuberante Mata Atlântica. Vento zero e mar calmo... então o jeito foi ligar os motores e, tranquilamente, costeando, fomos navegando em direção a Paraty.

Chegamos e fomos logo ficando... essa bela cidade colonial no litoral Sul do Rio de Janeiro, considerada Patrimônio Histórico Nacional, conserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. Passear pelo centro histórico de Paraty é como entrar num túnel do tempo. As ruelas de pedra, os charmosos cafés e restaurantes, os atêlies de tantos e tantos artistas, as suas igrejas e casarões, os símbolos maçônicos, o ciclo do ouro e do café. O que mais nos encanta em Paraty, é a bipolaridade da cidade. As duas faces da cidade que se mostram entre cada mudança da maré, cujas águas invadem suas ruas de pedra e a transformam num cenário da mais perfeita beleza. Se o caminhar já é vagaroso sobre as suas pedras irregulares, a magia das imagens refletidas de cabeça para baixo nas águas da maré alta, especialmente nas noites de lua cheia, nos fazem perder o passo.

Além de tudo isso, encontramos a cidade em festa. A Festa do Divino, tradição na cidade que a celebra em grande estilo, deixava Paraty ainda muito mais vibrante. E o que falar do Paraty Bourbon Festival, um festival internacional de jazz, blues, R&B e soul? Não tinha como não ficar... Paraty estava cheia de cores e música, por todos os lados, em cada uma das suas esquinas

Momentos...

"A gente espera do mundo e o mundo espera de nós"...
Paciência - Lenine 

Ilha Anchieta e Praia do Sono

No Canal de São Sebastião.
Adeus bela Ilha Bela... 
Navegação tranquila, motorando e curtindo o belo cenário da Serra do Mar.
Em camadas...
Chegando na Ilha Anchieta.
Tim tim...
Parque Estadual da Ilha Anchieta.
Here we are...
As ruínas do antigo presídio.
Enquanto o cascalho descansava tranquilo nestas águas tão calmas...
...a natureza nos brindava com mais um lindo por do sol!
Cedinho no dia seguinte, deixamos mais esta ancoragem.
E navegamos tranquilamente até a Prais do Sono.
A serra e o mar...
Pescadores na Praia do Sono... garantia de peixe fresco.
A elegância do cascalho.
Recepção em terra.
O bar...
Dentro da mata...
Ferramenta de trabalho.

09 de maio de 2013
Latitude 23°46'17"S e Longitude 45°21'19"W
09:10h

Deixamos Ilha Bela e nos dirigimos para a Ilha Anchieta. Os motores de bombordo e boreste permaneceram ligados alternadamente durante todo o percurso, sendo desligados apenas as 15:00h quando lançamos nossa âncora na Ilha Anchieta, localizada no litoral Norte de São Paulo e que pertence ao município de Ubatuba. Depois de um brinde para comemorar a nossa chegada, descemos para conhecer a ilha e um pouco da sua história.

Trata-se de uma área de proteção ambiental, com uma diversidade incrível de plantas e animais, alguns destes introduzidos na ilha pelos homens. Além de trilhas que percorrem a densa mata que recobre praticamente toda a ilha, as ruínas do antigo presídio de segurança máxima que abrigava os piores bandidos do estado de São Paulo, compõe um cenário de grande fascínio. Em 1952, uma grande rebelião que resultou na morte de vários presos e funcionários, foi um dos motivos pelos quais o presídio foi desativado. O Carandiru, foi um dos presídios construídos para substituí-lo. Até hoje a ilha tem estórias de fantasmas dos presos que vagam por ali.

No dia seguinte, depois de um bom café da manhã, por volta das 09:00h levantamos outra vez a âncora e colocamos nossa proa em 70° verdadeiros em direção a Praia do Sono. A tranquilidade foi a máxima de mais esta curta navegação, apenas 23mn, que fizemos toda a motor, com mar muito liso e vento zero. Encantados com a exuberância da Serra do Mar, nem sentimos o tempo passar. 15:30h estávamos novamente ancorados em outro pedacinho de paraíso.

Uma das paisagens naturais mais belas do litoral Sul do Rio de Janeiro, a Praia do Sono é um lugar perfeito para um contato intenso com a natureza. Acessível apenas por mar ou por trilhas através da Mata Atlântica, de areias finas e água muito transparente, de gente muito simples e hospitaleira, com sua orla repleta de amendoeiras nativas e muitos bares, a praia é um verdadeiro paraíso. Além dela, também por trilhas pela mata, pode-se chegar a outras duas praias de rara beleza, Antigos e Antiguinhos. E estas trilhas guardam inúmeras surpresas: animais, plantas, vistas magníficas e inúmeras cachoeiras.

Depois de um dia inteiro de caminhadas e diversão, voltamos exaustos e extasiados para a nossa casa. Não sem antes comprar de um pescador local, um peixe espada fresquinho na medida exata para dois, pelo qual pagamos apenas R$ 5,00. Realmente por aqui, o tempo não passa !!!