De Mahon, Menorca à Gibraltar

Fazia frio e chovia em Mahon...
Bye bye Mahon... até a próxima !!!
Céu e mar se confundem... ao longe, o farol.
Tranquilidade na manhã seguinte...
Formentera, uma das Ilhas Baleares Espanholas
Velejar é preciso...
Por do sol... sempre lindo e único !!!
Cascalho - posição atual: 37º47'230"NORTE 000º00'092"OESTE


Espetáculo do sol nascendo no Meridiano de Greenwich !!!
Lavando roupas...
Dividindo as tarefas...
Chimarrão bom !!!
Happy hour...
Vento zero, peixe zero... tráfego intenso.
Despedida do dia... 15 de novembro de 2012 vai terminando...
Sem photoshop !!!
Comandante e comandada... Luiz e Mau... happy life !!!
Sempre presentes para alegrar os nossos dias !!!
The Rock... Gibraltar !!!
 
Nosso endereço por aqui !!!
13 de novembro de 2012
Latitude 39°53'11,76"N e Longitude 004°16'32"E
16:24h

Hora de mais uma partida... a segunda de tantas !!! Com o inverno cada vez mais próximo, as janelas de bom tempo que nos permitem navegar com segurança e tranquilidade dentro do Mar Mediterrâneo são cada vez mais curtas. Por decisão do comandante, decidimos partir de Mahon no final da tarde, enfrentando ainda algumas horas que carregavam consigo o final da perturbação que causava mau tempo. Assim que deixamos as águas protegidas do fiorde, a decisão de encarar o mar aberto nesta hora se transformou num ponto de interrogação gigante: céu escuro e carregado, chuva, frio, vento contra e muita muita onda. O cenário era desolador. Será que tomamos a decisão acertada?

Durante a noite, tudo foi se acalmando e, na manhã seguinte aquilo que já esperávamos: o sol, que apesar de muito tímido dava o ar da sua graça, temperatura um pouco mais agradável e o mar já bem mais calmo. Melhor assim.

Navegação tranquila e a toda vela o dia inteiro. Por volta das 17:00h do dia 14, já avistávamos a famosa e badaladíssima Ilha de Formentera, uma das Ilhas Baleares Espanholas. Uma paradinha? Nem para dar um 'alô' !!! Queríamos mesmo era navegar, sem parar, para chegar. Faltava muito ainda !!!

No dia seguinte, 15 de novembro, antes mesmo das 7 da manhã, deixamos para trás o Mundo Oriental: cruzamos o Meridiano de Greenwich, uma linha imaginária que corta de Norte a Sul sete países e dois continentes, dividindo o globo terrestre em Oriente e Ocidente. Esta linha passa sobre a localidade de Greenwich nos arredores de Londres. Sua função é servir como referência para o cálculo de distâncias paralelamente ao meridiano, ou seja, as longitudes leste e oeste e, estabelecer o fuso horário do mundo inteiro. Sendo assim, existem 24 destas linhas imaginárias em todo o globo terrestre, cada uma correspondendo a uma hora do dia. Simples assim !!!

E, felizes assim !!! Já estávamos mais perto de casa... já estávamos navegando em águas ocidentais !!!

Neste dia, vento zero. O jeito foi motorar e aproveitar a calmaria para as atividades domésticas... limpar, lavar, pescar, cozinhar... tudo muito bem dividido entre os felizes tripulantes do Cascalho. Depois, um merecido happy hour, regado a muito chimarrao e uma bela partida de canastra.

Nas últimas 36 horas deste trecho da viagem, tivemos a companhia inseparável dos golfinhos, dia e noite. De dia, estes excelentes nadadores com a sua extraordinária inteligência e habilidade, deram show na proa do Cascalho, encantando todos os tripulantes. À noite, o seu ballet com o figurino da ardentia, tornava o espetáculo ainda mais deslumbrante.

Finalmente, na madrugada do dia 17 de novembro, começamos a avistar as luzes da cidade de Gibraltar. Quanto mais nos aproximávamos, maior era a imponência da rocha de 426 metros de altura. Não importa qual seja o ângulo, ar, mar ou terra, a primeira vez que você avista "A Rocha", fica realmente impressionado pela sua estatura, completamente isolada das terras ao seu redor que são planas. Aos seus pés, muita luz. As luzes da cidade. À medida que vamos nos aproximando, o farol e a mesquita vão ficando cada vez mais visíveis, apesar de ainda estar escuro e chovendo.

Fomos acompanhados por vários golfinhos nesta chegada. Ficaram com nós até iniciar o tráfego intenso de navios na entrada da Baía de Gibraltar. Esta é uma das mais frequentadas vias marítimas do mundo, com a passagem de um navio a cada 6 minutos. Pareciam querer se despedir de nós. Afinal, estas seriam as últimas milhas navegadas em águas do Mar Mediterrâneo.

Neste trecho, foram 528 milhas náuticas percorridas em aproximadamente 86 horas de navegação tranquila e segura, ora a velas, ora a motor e, muitas vezes, com os dois. Apesar de ter iniciado e terminado molhada, nos proporcionou momentos inesquecíveis.

Um comentário:

  1. É muito bom o fato de voces terem e estarem compartilhando um pouco dessa viagem conosco, deu até para sentir a excitação, e os receios que com ela vem surgindo durante o percurso, nós por outro lado podemos nos sentir um pouco como se estivéssemos embarcado no cascalho, e apreciado boa parte destes momentos também, através dos detalhes que voces souberam como nunca relatar. Somente quem convive com o mar sabe dos prazeres e perigos que ele trás, um dos primeiros "mandamentos" que devemos seguir no mar no meu ponto de vista é o respeito por ele... Mas o comandante está se dando muito bem já fez até travessia oceânica, e a tendencia é ficar cada vez melhor afinal, a prática leva a perfeição. Boa viagem e continuem postando fotos e fatos sobre as viagens. Abraços (Anderson Luiz Teodoro)

    ResponderExcluir