De Roma, Itália à Menorca, Espanha

O Rio Tibre vai ficando na popa do Cascalho.
E as águas do Mediterrâneo cada vez mais próximas...
Primeiro por do sol no mar...
E primeiro amanhecer.... algumas das belas surpresas da viagem !!!
Trabalhando...
Relaxando... para esquentar no frio !!!
Sopinha deliciosa !!!
Depois de 24 horas... Sardenha a vista e sol se pondo no Estreito de Bonifácio.
Primeiro peixe.
Céu e mar... azul e branco !!!
Preparado para o mau tempo.
Nosso porto seguro depois da tempestade.
07 de novembro de 2012
Latitude 41°45'1,7"N e Longitude 012°16'3,5"E
17:00h

Soltamos as amarras e ... partimos !!!

No pier alguns poucos amigos que nos desejavam boa viagem. Dentre eles, Giorgio Landolina que soltou as nossas amarras. De lá e de cá, a promessa de um reencontro. Para os que ficaram, a vida seguiria seu curso natural. Para nós, tudo mudaria... o meio de transporte que escolhemos para voltar para casa levaria muito tempo para chegar e, da viagem, a única certeza que tínhamos era a de que seria uma grande caixa de surpresas, que foram se revelando pouco a pouco a cada dia...

Já fazia muito frio em Roma. O outono se apresentava com temperaturas de inverno e prometia !!! E nós, com muita pressa querendo fugir dele.. Soltamos as amarras ao por do sol e seguimos confiantes no rumo da nossa casa. Logo caiu a noite. Primeira noite da travessia !!! Os dias que se seguiram foram ainda de muito trabalho a bordo: tivemos um problema com as baterias que nos deixaram a deriva no meio da noite por algumas horas e, muita bagunça ainda deveria ser organizada dentro do barco.

Mar calmo e muito sol, enfeitaram nossos dias que passavam voando. Entre jogos e brincadeiras, pescarias, preparo das refeições, chimarrão, organização do barco, navegação... comandante e comandado efetuavam as tarefas diárias na nova casa com muito, mas muito prazer.

Assim, o número de milhas náuticas percorridas aumentavam a cada hora e já podíamos começar a subtrair do total das quase 6 mil que nos separavam de casa.

Deixamos a Marina Tecnomar na Isola Sacra - Ilha Sagrada, já na foz do famoso Rio Tibre tão ligado a fundação de Roma, a capital do império berço da civilização ocidental. Percorremos 135mn em 24h30min quando chegamos à Boca de Bonifácio e entramos no canal chamado Estreito de Bonifácio entre as badaladas ilhas da Sardenha e da Córsega. A Sardenha, ilha italiana, é a segunda maior do Mar Mediterrâneo. Sua posição geográfica favoreceu desde a antiguidade as suas relações culturais e comerciais no Mediterrâneo Ocidental e hoje, a ilha é mundialmente conhecida pela beleza da sua Costa Esmeralda. Já a Córsega, também com um magnífico litoral, é a quarta maior ilha do Mediterrâneo e o berço de Napoleão Bonaparte. O Estreito de Bonifácio separa as duas ilhas. No ponto mais próximo, são apenas 11 km de distância. No canal, a profundidade é de apenas 100 metros e suas águas são muito perigosas. Muitas pedras e uma forte corrente tornam a navegação difícil. Fizemos este trecho no escuro. Foi tenso !!! Na saída do estreito esta a Ilha de Asinara conhecida por ter uma população de asnos albinos de onde vem o seu nome. Foram 7 horas e 45mn de navegação dentro do canal e era hora de enfrentar a navegação sem ver terra mais uma vez...

Outras 200mn nos separavam de Menorca, onde faríamos a nossa primeira parada. Foram 35 horas de navegação. Nas últimas 30 milhas, um mau tempo nos pegou e terminamos a primeira etapa da viagem com um vento de proa com 35 nós de velocidade e ondas que chegavam a quase 4 metros.

Finalmente conseguimos entrar num maravilhosos fiorde e, completamente abrigados, na Marina Mahon descansamos e tranquilamente esperamos uma nova janela de bom tempo para seguirmos viagem.

0 comments:

Postar um comentário