Explorando Mahon

Terra a vista !!!
Enfim tranquilos depois da tempestade !!!
Um dos mirantes com vista para a entrada do fiorde.
Águas calmas.
Porto de Mahon.
Exemplo de arquitetura militar, Fortaleza Isabel.
Mercado de peixes... e gatos !!!
Beira mar...
Tranquilidade...
Igreja de Santa Maria.
Ao entardecer...
Sinos...
Charme no centro histórico.
Lojinha de antiguidades.
Em terras espanholas.

10 de novembro de 2012
Latitude 39°53'11,76"N e Longitude 004°16'32"E
11:30h

Depois de navegar por 30 milhas com vento de 35 nós vindo de proa, finalmente chegamos sãos e salvos a cidade de Mahon, em Menorca, uma das Ilhas Baleares. As Ilhas Baleares são um arquipélago do Mediterrâneo Ocidental, território espanhol independente e sua capital é Palma de Maiorca. As principais ilhas sao Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera. Todas elas disputados roteiros turísticos durante o belíssimo verão do Mediterrâneo, com muitos hotéis e resorts internacionalmente conhecidos, além de uma night life de tirar o fôlego.

O Cascalho se comportou como um verdadeiro senhor dos mares. As condições do mar nas últimas 8 horas nos mostraram direitinho o que é navegar nestas águas com tempo ruim: as ondas vem de todos os lados, completamente desencontradas, fazendo parecer que você esta dentro de um liquidificador. Apesar da apreensão e do medo, afrontamos o mar com muito respeito e nosso barco nos fez sentir sempre seguros. Mais uma vez, a certeza de que fizemos a escolha certa.

Assim que entramos no fiorde, ficamos encantados com a beleza do local, não esperávamos nada assim tão bonito. Trata-se de uma fortaleza natural aberta ao mar, um dos refúgios mais disputados na antiguidade e ainda nos dias de hoje, para escapar dos assustadores ventos vindos do Norte, da fúria do mar e sobretudo dos ataques dos inimigos. E foi a forma da ilha que fez com que os Cartagenos, um povo que chegou na ilha há 3 mil anos atrás, dessem este nome a mesma: a sua forma de concha, um escudo protetor contra todas as adversidades que se encontram pelo caminho antes do desembarque. Ao longo de todos estes anos, várias civilizações se revezaram no governo do local, o que contribuiu para transformar Mahon em uma rica combinação de culturas. Hoje a cidade é muito receptiva, cosmopolita, hospitaleira e mostra um equilíbrio perfeito entre o antigo e o novo, a tradição e a modernidade.

Mahon ou Maò é a capital da Ilha de Menorca. Uma cidade relativamente pequena, que se desenvolveu ao redor do seu centro histórico, onde estão concentrados os principais monumentos da cidade. Caminhar pelas ruas do centro é uma verdadeira viagem no tempo: a herança das várias civilizações que por aqui passaram e dos mais diversos estilos arquitetônicos estão espalhados por toda a parte. Construções modernas ou antigas, igrejas, teatros, conventos... fazem da cidade um verdadeiro charme. Além disso, os mirantes que estão espalhados por toda a cidade são espetaculares. Lá de cima, se pode avistar um dos maiores portos naturais da Europa onde estão as antigas Destilarias Xoriguer que produzem um gin artesanal, típico da ilha. 

E foi aqui, neste belo cenário que nos ficamos por 4 dias esperando uma bela janela de tempo se abrir para podermos seguir viagem. Recarregamos nossa energias, reabastecemos o Cascalho com frutas e verduras e nos preparamos para a próxima etapa. Cerca de 520mn nos separavam do pit stop em Gibraltar. Sempre a caminho de casa !!!

0 comments:

Postar um comentário