Las Palmas de Gran Canária

Numa cidade de mastros...
Puerto Las Palmas.
Comemorando o sucesso de mais uma etapa !!!
Hummmm....
Lush, um luxo !!! Um Oyster 885, de 27 metros.
Novo equipamento no topo do mastro.
Contrastes...
Comer comer... comer comer !!!!
25 nações... Faltou a brasileira !!!
Our boat, my captain !!!
Bristolian, inglês como outros 35% da frota...
...com seus 29 metros, era a maior embarcação participante da ARC 2012.
Free Spirit, norueguês, como 9%  dos participantes.
Tradição  nos muros da marina... Tike é o veleiro do nosso amigo Felice.
Quatro catamarãs !!!
Gigantes...
Clube da Luluzinha !!!
A chegada de Giorgio e Alessandra.
Luigi ainda deve esperar a chegada de Loriana, no próximo porto.
Somos cinco... um brinde... sejam bem vindos !!!

23 de novembro de 2012
Latitude 28°8'29"N e Longitude -015°26'48"W
12:00h

Ilhas Canárias... território espanhol, um arquipélago de origem vulcânica composto por sete ilhas principais, perdidas na imensidão do Atlântico. Dentre elas, Gran Canária. A ilha que teve um papel importantíssimo para a descoberta do novo mundo, já que em 1492, Cristóvão Colombo, antes de atravessar o Atlântico e descobrir as Américas, parou aqui com as três embarcações irmãs, Santa Maria, Pinta e Nina, para reparos e para que os últimos suprimentos de comida e bebida fossem levados a bordo. Até hoje, este é o último grande e seguro porto para aqueles homens e mulheres que resolvem embarcar nesta aventura. Foi nesta ilha também, que iniciou-se o cultivo de banana e cana de açúcar. Bem Brasil, não é !!!

Trata-se de um continente em miniatura, um verdadeiro paraíso para os amantes do mar e por todas as atividades ligadas a ele: em um único dia, você pode banhar-se em uma das 128 praias de água cristalina, caminhar sobre as dunas como se estivesse em um deserto, refrescar-se num oásis repleto de palmeiras, fazer uma trilha nas florestas de pinus, visitar a cratera de um vulcão, subir o Roque Nublo a 2.000 metros de altura e assistir ao por do sol... caminhar pelas ruas de uma cidade ao mesmo tempo acolhente e intrigante, moderna e antiga, com um dos maiores e mais seguros portos da Europa... Tudo isso, nos 365 dias do ano. A temperatura média por aqui é de 22°C.

Seguimos direto para Las Palmas, a capital de Gran Canária e uma das co-capitais do arquipélago. Neste dia, éramos apenas mais um veleiro navegando por aquelas águas. Além de todos os barcos que residem por ali estavam mais alguns visitantes e curiosos (como nós!!!) e mais os 230 veleiros que no dia 25 de novembro partiriam para o Caribe participando da flotilha da ARC - Atlantic Rally for Cruisers. Todos os anos, quando o inverno se aproxima no Hemisfério Norte, centenas de barcos se preparam para atravessar o Atlântico. Em 1986, Jimmy Cornell organizou a primeira edição da ARC para, através de uma competição divertida e solidária, proporcionar confiança e segurança aqueles que querem se aventurar por uma travessia oceânica, especialmente aos que o fazem pela primeira vez. Neste ano, 2012, acontece a XXVII edição do evento. Serão 230 embarcações, de 25 nacionalidades diferentes, todas a vela, a menor, Troskala, britânica, medindo 9,70m e a maior, Bristolian, também britânica, medindo 29m, divididas em várias categorias, que se posicionam atrás de uma linha de partida imaginária e esperam o tiro de um canhão para iniciar a viagem, vencendo a primeira das quase 3.000 milhas que separam Las Palmas de Santa Lucia, no Caribe. E nós, assistiremos a partida de camarote: chegamos aqui dois dias antes da partida !!!

A recepção e a estrutura da Marina Puerto de Las Palmas são impecáveis. O pessoal que trabalha por lá, super cordial desde a recepção da marina, passando pelo posto de combustível e todos os demais prestadores de serviço. Fomos muitíssimo bem recebidos. Parece que éramos os únicos brasileiros por ali. Decidimos descansar e deixar os preparativos de suprimento para o barco para segunda feira, já que a nossa previsão de saída é na terça feira. Dois motivos: aqui a tripulaçao do Cascalho aumenta... amigos italianos, velejadores experientes, se juntam a nós para a grande travessia. Seremos seis e, eles chegarão aqui na segunda feira a noite; e, como a ARC parte no domingo, tudo está muito movimentado... melhor deixar eles partirem e as coisas acalmarem um pouco, antes de pensar nas compras.

Sábado, tivemos uma surpresa boa: uma perturbação se formou ao Norte e se deslocava em direção a Gran Canária, seguindo o mesmo percurso das embarcações da ARC. Então, a comissão decidiu adiar a partida... a ARC parte na terça, junto conosco !!! Apenas as embarcações da Classe Regata, receberam autorização para a partida no domingo em meio aos fortes ventos da perturbação. Foi emocionante... desta vez, estávamos no molhe vendo aqueles gigantes partirem... Dentre eles, Felice, um amigo italiano que fazia parte da tripulação do..... Para eles, que são bem mais rápidos do que a maioria, a previsão é de que em 13 dias eles percorram as 3.000 milhas. Bons ventos !!! Na verdade, não programamos estar aqui nesta data. O que queríamos era já estar em Cabo verde, 850 milhas ao Sul, mas... o universo sempre conspira a favor. O domingo foi emocionante e único !!!

Segunda feira, 26 de novembro... mãos a obra: combustível, checar baterias, itens de segurança, velas, motores,  comida, bebida... muita coisa para fazer. Temos que preparar o Cascalho para praticamente 30 dias de mar e 6 tripulantes a bordo. É muita coisa mesmo. O bom é que ao mesmo tempo tudo é muito fácil. A estrutura montada nesta cidade é mesmo impressionante... o supermercado entrega tudo no píer, na "porta de casa" e o pessoal da feira de frutas e legumes frescos faz a mesma coisa. Cabe a nós somente organizar tudo no barco. Haja logística !!! Tudo pronto... esperamos nossos amigos para jantar. Depois, um happy hour nos bares em torno a marina. Hora de dizer adeus aos novos amigos feitos por aqui, gente interessante, com os mesmos interesses em comum, pelo menos neste momento e, de todas as partes do mundo. Vale ressaltar que... a maioria dos participantes fala só ou também fala inglês. Portanto, para viver intensamente estes momentos, falar inglês é importantíssimo. 

E, finalmente, na terça feira, 27 de novembro, as 13:00h, é dada a largada... deixamos o píer por volta das 11:00h e ficamos circulando por entre os barcos que se colocavam de maneira a se posicionarem bem para a largada. Obviamente, não somos participantes da ARC, então ficamos mais para trás... Desta vez, não estávamos no molhe, estávamos ali, no meio daquela cidade de mastros. Quando chegamos aqui quatro dias atrás, estávamos todos com as velas arriadas e amarrados ao píer. Agora, todas as velas içadas e cheias de vento... todos os sonhos de centenas participantes a flor da pele, imaginando ou não, todas as emoções que estavam por vir !!!

Um comentário:

  1. Parabéns pelo blog, que já tinha explorado, e pelo post com muitas informações e fotos excelentes. Ficamos esperando para breve o post sobre a travessia.
    abraços

    ResponderExcluir