Velejando de Noronha a Natal, Brasil !!!

O Morro do Pico...
...e os Dois Irmãos...
...iluminados por mais um nascer do sol. Despedida !!!
A Enseada do portão.
Noronha foi ficando para trás...
Surpresa... olha o azul desse mar. Golfinhos lindos.
Muitas embarcações pelo caminho, ainda muito longe da costa.
E finalmente, temos Natal na nossa proa !!! Viva !!!
Salve salve simpatia !!!
A tripulação: comandante e comandada !!!
Alessandra e Giorgio, grandes companheiros.
Loriana e Luigi. Grazie Luigi. Sei mio papà del mare !!!
A ponte...
A barra...
E o Atlântico aberto ficou para trás...
Colorido as margens do Rio Potengi.
Rio de praia.
Iate Clube do Natal... quanto é bom estar aqui !!!

16 de dezembro de 2012
Latitude 03°50'01"S e Longitude 032°24'15"W
6:00h

Último pedacinho de mar antes de chegar de verdade em terra firme.O Cascalho deslizando confiante sobre as águas nos demonstrava que, assim como nós, ele também já se considerava no quintal de casa. Tudo em perfeita sintonia, sugerindo praticamente um empate entre homem e natureza. Quase inapropriado dizer isto em meio a beleza selvagem e caleidoscópica daquela paisagem, mas perfeitamente domável quando se sabe respeitar, ler e ouvir o mar. 

Levantamos âncora e partimos de Noronha muito cedo, apenas o dia tinha começado a clarear... depois do rumo acertado, olhos a bombordo: muitos bandos de golfinhos, Conceição, Boldró, Cacimba do Padre, as Baías dos Porcos, do Sancho e dos Golfinhos, a Enseada do Portão...uma a uma iam ficando para trás. O sol nascente dava a tudo brilho e cor especial. E assim deixamos Noronha. Saindo do embate da ilha, as ondas longas do Atlântico nos levavam suavemente em direção a Natal: mar, corrente e vento a favor. Céu e mar muito azuis. 194 milhas náuticas a serem percorridas, muita ansiedade e muita, muita saudade de casa. A bordo, clima de descontração e já de despedida dos amigos italianos, que deixariam o barco em Natal e, seguiriam a viagem por terra, sedentos por conhecer o Brasil.

Navegamos muito tranquilamente, sempre a toda vela, mestra e genoa. O vento se manteve constante, nos fazendo percorrer uma média de 6 mn por hora. Perfeito. Após 24 horas de navegação, nós dois fazendo turno, já dia claro, recebemos a visita de muitos golfinhos. Eles brincaram conosco e com o Cascalho por aproximadamente 45 minutos, saudando ambas as chegadas, de um novo dia e em Natal. Viva !!! Ao nascer do sol, eles eram dourados. Não concordamos de maneira nenhuma, que alguns golfinhos se afastam e vem até o barco para desviar  a atenção do restante do bando. Eles são alegres, divertidos, nos olham nos olhos e, quando sentem que estão agradando, exibicionistas que são, aumentam a velocidade, giram, pulam e dançam ainda mais. Se alegram com a nossa alegria. Tão subitamente quanto aparecem, vão embora deixando a nossa existência ainda mais repleta de alegria.

Durante o café da manha, sentimos que o balanço do barco estava diferente e começamos a ouvir as velas panejarem. O vento tinha desaparecido. Recolhemos a genoa, colocamos a mestra no centro e, infelizmente, tivemos que motorar por aproximadamente 6 horas até atracarmos em Natal. 

Por volta das 10 horas da manha, começamos a observar no horizonte a nossa frente, uma silhueta diferente. Depois de muitas suposições...eureka !!!, o binóculo nos mostrou ser a silhueta dos prédios enormes de Natal, que já se mostravam visíveis. O tráfego no mar também aumentou muito: muitas embarcações, geralmente pequenas, que iam e vinham num ritmo mais frenético, típico de quando se esta vizinho a costa e onde há maior atividade pesqueira. 

Aos poucos, tudo foi tomando forma. Os prédios cada vez maiores e em maior número, as cores cada vez mais vibrantes, a ponte, o rio, a barra, as bóias... Chegamos ao Iate Clube do Natal. 194 milhas náuticas percorridas em 31:30h. A menor, mas ao mesmo tempo, a maior distância percorrida até aqui.

2 comentários:

  1. Vcs descerão até Santos ou dai vão para o Caribe?!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Juca

      Agora estamos em Santa Catarina e comecaremos as subir a costa semana que vem. Como nao temos internet regularmente, o diario de bordo esta sendo atualizado aos poucos. Quando passarmos por Santos, sera um enorme prazer recebe-lo no Cascalho.

      Abracos

      Mauriane e Luiz

      Excluir