Feliz Ano Novo !!!

Primavera - a estação das flores !!! (Piazza di Spagna, Roma/Itália)
Verão - praia, sol, mar e bons ventos para encher as nossas velas !!! (Paraty/Rio/Brasil) 
Outono - estação das folhas que caem !!! (Jardins de Luxemburgo, Paris/França)
Inverno - muito frio !!! (Roma/Itália)
Por do Sol (Santos/SP/Brasil)
Solstícios e Equinóceos

Sim, Feliz Ano Novo !!! 

Porque amanhã, 20 de março de 2012, inicia-se um Novo Ano Solar. Aquele que traz consigo a Primavera para o Hemisfério Norte (viva !!!) e o Outono para o Hemisfério Sul. Esta data é baseada na trajetória aparente do sol ao redor da terra, no caminho que o sol percorre ao longo dos 365 dias do ano. Trajetória aparente, porque na verdade é a terra que se move ao redor do sol e não o contrário como costumamos pensar, já que somos meros espectadores. E, esta trajetória é elíptica. Sendo assim, existem dois pontos de máxima aproximação do sol com a terra e dois pontos de máximo afastamento. Os dois pontos nos quais a terra se encontra com o máximo afastamento do sol, correspondem aos solstícios: o Solstício de Inverno, marca o início do Inverno e é o dia mais curto do ano; o Solstício de Verão, marca o início do Verão e é o dia mais longo do ano. E, os dois pontos de máxima aproximação entre o sol e a terra, correspondem aos equinócios: o Equinócio de Outono e o Equinócio de Primavera. Nos dias de equinócio, o dia e a noite tem examente o mesmo número de horas. O sol encontra-se exatamente em cima da Linha do Equador e está migrando de um hemisfério para outro.

Para nós que hoje estamos vivendo  no Hemisfério Norte, a chegada da Primavera anuncia a estação do ano em que a terra recomeça a dar sinal de vida após os longos meses de inverno: é a estação das flores, do tempo bom e quente. 

Daqui a 365 dias, o sol estará novamente na mesma posição de hoje e outro ciclo ou Ano Solar, será completado. Teremos então vivido as quatro estações do ano !!! Imediatamente, outro ciclo se iniciará e a vida seguirá seu curso.

Feliz Ano Novo !!!

0 comments:

Postar um comentário