Cascalho pelo Mundo

Bem-vindo a bordo!

Cascalho around the world

welcome to our World!

Cascalho pelo Mundo

Bem-vindo a bordo!

Cascalho pelo Mundo

Bem-vindo a bordo!

Cascalho around the World

The best blue!

Bem-vindo a bordo do Cascalho pelo Mundo

Foi logo que começamos a namorar... queríamos viver a vida mais intensamente e dar asas a uma paixão comum: viajar e conhecer os quatro cantos do mundo. E decidimos que faríamos isso a bordo de um veleiro e, mais ainda, que buscaríamos este veleiro na Itália. Com 600 euros no bolso, partimos. Durante muitos anos na Itália, trabalhamos para juntar dinheiro e depois, começamos a procurar o barco que viria a ser a nossa casa... quando encontramos o Cascalho, não tivemos dúvidas... era ele !!! Tínhamos encontrado a nossa casa. Não precisávamos mais sonhar esta parte. A partir daí, foi só viver o sonho, dar ao nosso barco-casa a nossa cara e com ele viver a vela pelos quatro cantos do mundo. Exatamente como tínhamos sonhado...

Momentos...

Deliciosa e colorida !!!

Novos amigos

Final de semana muito especial para nós, pois acolhemos em nossa casa o Robert e a Laura, um casal muito especial do veleiro TAO. Ele dentista, ela pedagoga. Ele brasileiro, ela italiana. Bravos velejadores. Também estão partindo da Itália ainda este ano rumo ao Brasil. Não sem antes fazerem várias paradas ao longo do trajeto para a realização de um trabalho maravilhoso: levar sorrisos a comunidades carentes. São pessoas que sabem o que significa ser socialmente responsável e vivem desta maneira. Sozinhos ou acompanhados por uma equipe multidisciplinar, visitam comunidades carentes em lugares remotos, praticando cidadania, munidos de várias ferramentas. São pessoas que acreditam num amanhã melhor e doam o melhor de si sem querer nada em troca para que este amanhã melhor um dia seja a realidade deste nosso mundo. Absolutamente nada... a não ser o sorriso de felicidade, a expressão de satisfação nos olhos de cada ser humano que encontram nesta jornada e, a certeza de que deixam plantada em cada comunidade visitada uma semente do bem que vai crescer e dar muitos bons frutos. Trabalho como o que desenvolveram em Burkina Faso, África, um dos países mais pobres e com o maior nível de analfabetismo do mundo.
 
A missão: visitar 15 escolas da região

Robert fazendo a visita epidemiológica. Público muito atento.

Laura e o crocodilo com dor de dente...

Só com a mor e união entre os irmãos podemos melhorar o mundo !!!

Sob a árvore de Neen, que doa as escovas de dentes ecológicas
Escova de dentes (atrás da orelha) sempre pronta para usar !!!

Parabéns ao Robert, a Laura e ao valente TAO. Agradecemos por dividirem a sua maravilhosa experiência conosco. Esperamos um dia ser tão bravos e valentes como vocês e contribuir efetivamente para a construção de um mundo melhor !!! 

 Para saber mais: Veleiro TAO

 ♫♫♫ Lying in the sun - Stereophonics ♫♫♫

Momentos...

Brindo a casa, brindo a vida, meus amores, minha família...

♫♫♫ Mar de gente - O Rappa ♫♫♫

Um belo dia de sol

A neve re-desenhando o arbusto

Sobre a neve

O Coliseu - Roma

Santo Angelo - Ilha de Ischia/Itália

Depois de muitos dias com temperaturas polares passados em Roma, nos quais em muitos deles a cidade literalmente ficou bloqueada por um caos total em função das massas de ar frio vindas do Norte que trouxeram consigo inclusive muita neve, o sol resolveu nos contemplar com a sua magnífica presença, iluminando, colorindo e aquecendo as nossas vidas.

Nada mudou desde ontem, desde a semana passada ou desde o mês passado até hoje. A vida das pessoas continua exatamente igual, baseada nas rotinas do dia a dia. Entretanto, a simples presença do sol nos faz encarar esta rotina com muito melhor humor, com o nosso melhor sorriso.

Não podemos negar que o espetáculo gratuito com o qual a neve nos presenteia enquanto a admiramos caindo, floco a floco, acompanhando o seu rítmico balé embalado pelo sabor do vento até o momento em que encontra alguma coisa sobre a qual possa repousar e, a partir daí, começar a mostrar o quão hábil é na arte de re-decorar, re-criar e re-encantar, é um espetáculo de beleza única.

E nós, Mauriane e Luiz, nos sentimos presenteados com este inverno e todas as emoções e todas as visões que ele nos proporcionou e que ficarão guardados para sempre na nossa memória. Presenteados, porque esta foi a despedida dos invernos para nós. Sim, a despedida !!! Não queremos mais dias cinzentos, frios, com neve e climas que nos fazem sentir miseravelmente vulneráveis. Queremos sim, dias quentes e muito, muito coloridos.

Nesta nova etapa das nossas vidas, queremos viver sem amarras. As amarras que a vida cheia de rotina de uma cidade, seja ela grande ou pequena, nos impõe, as amarras que sentimos presas a nós por, após mais de quarenta anos, continuar levando as nossas vidas de maneira "normal". Chegamos a conclusão de que este "normal", pode estar "errado".

Não sabemos ao certo para onde iremos. Tudo o que sabemos é que não queremos mais ficar parados no mesmo lugar. O nosso mundo é muito grande e nos oferece tantas possibilidades. E, antes de decidirmos onde desejaremos parar por mais tempo ou até para sempre, nós queremos descobrir o seu real tamanho: vê-lo todo, experimentá-lo todo, mergulhar em milhares de águas dos mais diversos azuis, ver um imenso número de peixes das mais variadas cores e sentir tantos, mas tantos sabores.

E assim, dia após dia, um após o outro, vamos tendo a certeza de realizar todos os nossos sonhos, os pequenos e os grandes, os que temos hoje e os que ainda virão.


Momentos...

Esperando a hora de zarpar. Foz do rio Tibre/Itália.

Além do horizonte

Em algum lugar mágico, na mágica Ilha Bela/São Paulo
Estamos ansiosos esperando que toda a parte burocrática seja resolvida, para finalmente, podermos tomar posse do nosso lindo Lagoon 380, cujo nome ainda não decidimos. Além disso, o Luiz se dedica em cada minuto livre do dia aos estudos para obter a Habilitação Náutica para águas internacionais. Tudo entrelaçado com a nossa vida normal e todos os trabalhos que realizamos em terra.

Entretanto, oito longos meses ainda nos separam do momento de levantar a âncora, içar as velas e, finalmente partir... rumo ao NOVO que tanto nos fascina !!!

Durante a nossa aventura, teremos tempo para explorar toda a beleza, a realidade e o encantamento do nosso Planeta Água.

E assim, um dia, nós completaremos a circunavegação ao redor de todo o nosso mundo. E, alcançaremos todos os destinos e conheceremos todas as culturas com os quais nós sempre sonhamos e da forma como sempre desejamos. Como não teremos nenhum tipo de compromisso com o relógio ou com o calendário, levará o tempo que for. E, quando encontrarmos um lugar maravilhoso, pode ser que ficaremos ancorados por lá por algumas semanas, ou até alguns meses. Este será o nosso estilo de vida. O estilo da nossa vida !!!

E continuaremos assim... enquanto sentirmos prazer em levar a vida seguindo o sol e indo além, muito além do horizonte !!!       ♫♫♫ Além do horizonte - Jota Quest  ♫♫♫

Momentos...

Salão Náutico de Gênova/Itália, Outubro/2007

Nós conseguimos !!!

O próximo post teria que ser da compra do nosso barco e, para que isso acontecesse, um ano se passou. Exatamente um ano depois da última postagem, encontramos o que estávamos procurando: um Lagoon 380 s2, ano 2006, único dono e, creio que o mais importante, muito amado pelos seus proprietários !

Ao timão
Velas ao vento

Proa

Andrea, filho do antigo proprietário, e Giorgio, broker e amigo que nos ajudou a encontrar o barco. Giorgio já se candidatou para fazer a travessia do Atlântico conosco. Alguêm mais se habilita? Ainda há vagas !!!

Agora, começamos o processo de preparação do barco e também a nossa, para a vida a bordo. Pensamos em partir no início de Novembro, com rumo direto ao nosso Brasil ! O Natal deste ano, 2012, será ancorado em Armação do Itapocoroy, Penha, Santa Catarina, Brasil !!!