De Natal - RN a Salvador - BA

Por apenas algumas horinhas... muito obrigado pela recepção Iate Clube do Natal.
Ainda tivemos tempo de assistir ao por do sol no Potengi...
...e encontrar os Andantes Paula e Fernando... que agradável encontro !!!
Cascalho deslizando suave nas águas do Atlântico Sul.
Como é bom navegar em casa !!!
Surfing...
Clics... obrigada Paulinha.
Mais um...
João Pessoa vai ficar para a próxima. Interromper uma navegação assim tão boa por que?
De carona na esteira do Veleiro Andante... ainda mais belos ao por do sol !!!
La vai uma vela aberta... deslizando pelo mar...
E nestes dias de calmaria...
...muitas comidinhas...
...e bebidinhas !!!
Esplêndido por do sol... um mais lindo do que o outro.
A linha ficou na água o tempo todo, do amanhecer ao anoitecer...
Mas o mar não estava para peixe não !!!
Diário de bordo.
Gigante... uma das muitas plataformas desta bacia.
Mais um por do sol... único.
Bom dia 23 de dezembro... Salvador nos espera !!!
Salvador a vista !!!
Farol da Barra de Santo Antônio.
Mais um trecho da nossa viagem de retorno completado com sucesso.
Cascalho aos pés do cartão postal de Salvador !!!

19 de dezembro de 2012
Latitude 05°45'55"S e Longitude 035°12'12"W
19:30h

Natal, no Rio Grande do Norte, é a "Capital do Sol". A capital potiguar, fundada no Natal de 1599 às margens do Rio Potengi, tem uma média de 300 dias de sol por ano, que podem ser muito bem aproveitados nas praias, lagoas e dunas da região. Nossa estadia aqui, entretanto, foi muito rápida. Apenas 6 horas... tempo necessário e suficiente para os trâmites burocráticos de desembarque dos nossos amigos italianos e organização do barco. Ainda tem muita água para passar sob as quilhas do Cascalho... conhecer a cidade e os arredores com as suas atrações obrigatórias, fica para a próxima.

Partimos! Na esteira dos nossos amigos do Veleiro Andante, Paula e Fernando, que tivemos a alegria de encontrar por aqui, inciamos a navegação até João Pessoa. Soltamos as amarras no Iate Clube do Natal as 19:30h, numa noite clara, com céu estrelado e mar muito calmo. O Cascalho deslizava muito suavemente com rumo Sul. Apesar dos bons ventos que sopravam entre 15 e 22 nos, conseguíamos apenas 3 nós de deslocamento. A orça muito apertada nos obrigou a usar os motores nas primeiras horas, até virarmos a Ponta do Cabo Branco e termos o vento vindo de uma direção mais favorável para o catamarã. As 10:30h da manhã seguinte, estávamos de través com João Pessoa. As ótimas condições de navegação e a previsão meteorológica favorável, nos fizeram decidir por seguir direto até Salvador. Nós e os Andantes, companheiros de estrada, nós na esteira deles.

Foi uma navegação e tanto: vencemos as 547 mn que separam Natal de Salvador em pouco mais de 90  horas, essencialmente a vela. Ventos ou, até mesmo, brisas, a corrente do mar sempre favoráveis e o mar sempre tranquilo, fizeram deste um dos trechos mais prazerosos. Literalmente ao sabor do mar e do vento. Pelo caminho, dias longos e ensolarados, muitas visitas de golfinhos que, como sempre nos alegram e encantam com as suas brincadeiras e exibições, a navegação agora mais costeira nos permitindo reconhecer luzes das cidades a noite, ou as próprias cidades e montanhas durante o dia, o tráfego intenso de embarcações pesqueiras de vários tamanhos, muitos rebocadores e muitos gigantes de ferro e riqueza, as plataformas de petróleo espalhadas mar afora. Lindo de se ver. Os dias deliciosamente coroados por belíssimos nascer e por do sol, um mais lindo do que o outro. As noites, apesar de bastante escuras em função da lua crescente que sempre se põe muito cedo, mas muito estreladas, nos permitiam usar o astrolábio e desvendar as estrelas... neste trecho, pela primeira vez visualizamos a constelação chamada Vela.

21 de dezembro nos presenteou com o Oceano Atlântico parecendo uma verdadeira e gigante lagoa azul. Comemoramos a passagem do dia mais longo do ano, o Solstício de Verão, em plena navegação.

Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe foram ficando para trás e, entramos em águas baianas. Depois de quatro maravilhosos dias de navegação, em 23 de dezembro, avistamos Salvador. Os prédios da cidade podem ser avistados a milhas e milhas de distância, em dias claros, ainda em alto mar. Aproximando-se um pouco mais, a torre branca com as listras horizontais vermelhas do Farol de Itapoã não deixa dúvidas... é Salvador mesmo !!!  Mais adiante, marcando a entrada na Baía de Todos os Santos, a maior baía do Brasil, está o Farol da Barra de Santo Antônio, inconfundível, preto com suas linhas horizontais brancas. Entrando na baía, a ancoragem não poderia ser melhor:  após contornar o Forte de São Marcelo, estávamos aos pés do Elevador Lacerda e do Mercado Modelo, tendo a casa do Governador e o Pelourinho ao alcance dos nossos olhos. Cartão postal !!!

0 comments:

Postar um comentário