Navegando de Salvador a Vitória

E vamos nos despedindo de Salvador...
Depois de navegar um dia inteiro, nos despedimos do astro rei.
De pescar, não desistimos nunca... até sob a luz do luar !!!
E vem a recompensa... um atum na medida !!!
Sashimi...
...e outras delícias !!!
Mais um por do sol... sempre um maravilhoso espetáculo!!!
De um lado a lua se pondo, enquanto do outro...
...o sol nascendo, prateando o nosso mar!!!
Abrolhos.
E o Cascalho desliza suave e incansável... asa de pombo.
Amanheceu... e Vitória se mostra para nós.
Intenso tráfego de navios...
A ponte...
Os contrastes...
E o Iate Clube do Espírito Santo. Chegamos!!!

26 de dezembro de 2012
Latitude 12°58'30"S e Longitude 038°30'00"W
05:00h

Navegar é preciso!!! O dia por aqui começou muito cedo e já fomos logo soltando as amarras que nos prendiam ao cais no Tenab, em Salvador. Nosso próximo destino seria Vitória, distante 482 milhas náuticas. Nossa previsão é de que conseguiríamos cumprir esta etapa em apenas três dias de navegação.

Nos lançamos ao mar, deixando toda a energia da capital soteropolitana para trás... ou melhor, recarregados com toda aquela maravilhosa energia. 

Assim que deixamos a Baía de Todos os Santos, nos deparamos com um mar liso, nem uma ondinha sequer a mexer  a superfície da água. Isso era bom. Entretanto, o mar estando assim significava nada de vento. Motoramos por onze horas consecutivas. Para nosso deleite, ao desligarmos os motores, ouvimos o chamado do molinete: tem peixe na linha!!! E desta vez, um verdadeiro atum. Cai a noite e começam os turnos de navegação. O capitão sofre com a comandada que não é muito de ficar acordada durante a noite 'só' para acompanhar a navegação. Mas tudo acaba dando certo. Os cinco navios de cruzeiro gigantes, três deles com rumo Sul como nós e mais tantos barcos pesqueiros indo e vindo o tempo todo, nos mantiveram bem acordados a noite toda.

O segundo dia de navegação, muito tranquilo pelas condições do mar, começou com a expectativa do almoço: o atum fresquinho do dia anterior se transformaria em deliciosos sashimis. Ficou delicioso. Adoramos!!!

Durante a noite seguinte, navegamos pelas últimas milhas da costa baiana. Ficaram para a próxima tantos paraísos a serem visitados. Passamos pelo Monte Pascoal sem conseguir avistá-lo e, ao amanhecer estávamos passando por Abrolhos, última esperança de ver baleias nesta travessia. Nada... ficou só na esperança mesmo. A lua se pôs e o sol nasceu entre nuvens, protagonistas de um indescritível espetáculo, para uma platéia de apenas um espectador. Verdadeiro privilégio.

No terceiro dia de navegação, céu e mar maravilhosos. A expectativa da chegada fez com que o tempo passasse mais lentamente, nos permitindo aproveitar cada segundo da navegação impecável. Calculamos que a nossa chegada seria cedinho no dia seguinte. E assim foi: depois de termos tido a lua prateando o nosso mar durante toda a noite, o dia amanheceu nos mostrando a silhoueta de Vitória . As 07:30h da manhã, ja estávamos atracados ao píer no Iate Clube do Espírito Santo. Mais uma etapa vencida... as 482 milhas náuticas desta perna foram vencidas em 74 horas de navegação, tranquilíssima e muito agradável. Nada mal, para um trecho no qual, muitas vezes, o vento foi zero.

Um comentário:

  1. Muito bom isso tudo, os detalhes da redação são tão ricos que parece que estamos velejando com voces. Abraços e que bons ventos soprem as velas do magnifico Cascalho!

    ResponderExcluir