Natal em Salvador

A Salvador moderna vista do mar.
Nosso quintal por alguns dias !!!
Com Paula e Fernando... bebemorando com uma Skol no Mercado Modelo.
Agulhinha frita no Mercado Modelo.
O Cascalho e o Andante no Tenab.
Mar de espelho...
O Elevador Lacerda e a Casa do Governador.
E nós...
Então é Natal... 
Despedida dos Andantes... panetone com calda de brigadeiro no cockpit do Cascalho.
A Baía de Todos os Santos.
Pelourinho.
As ladeiras do Pelourinho.
O Palácio Rio Branco, casa do governador.
O Elevador Lacerda, visto da cidade baixa. 
Espetáculo !!!
Mercado Modelo.
Herança musical...
Artesanato.
Forte São Marcelo.

23 de dezembro de 2012
Latitude 12°58'30"S e Longitude 038°38'00"W
16:00h

A maior baía do Brasil, a Baía de Todos os Santos foi descoberta, exatamente no Dia de Todos os Santos, pelo navegador Américo Vespúcio em 1501, depois de 67 dias de travessia do Oceano Atlântico. Ali nasceu a cidade de São Salvador da Baía de Todos os Santos. Muitos anos mais tarde, Salvador se tornaria a primeira capital do Brasil. E conservou o melhor do seu passado colonial nos prédios históricos, igrejas e tradições. 

Salvador é uma cidade com personalidade sem igual. A herança deixada pelos antigos escravos africanos que trouxeram suas tradições, cultura, cores, música, religião e misticismo para a América do Sul consigo, continua viva até hoje. Uma cidade fascinante e um povo caloroso e receptivo, cativam imediatamente qualquer um que venha a se aventurar por estas terras.

Na Cidade Alta esta o Pelourinho, o centro histórico da cidade antiga. Trata-se de um conjunto harmonioso de antigas residências coloniais, em tom pastel, ladeando as ruas de pedra num sobe e desce de ladeira. Dentre estes, está o Palácio Rio Branco, residência de Tomé de Souza, o primeiro governador da Bahia. O imponente Elevador Lacerda nos leva 60 metros abaixo em questão de segundos para alcançar a Cidade Baixa, onde está o Mercado Modelo, que é um convite para degustar especiarias, tomar uma cervejinha e conhecer o artesanato da região. 

E porque velejador também é turista, enquanto nosso Cascalho descansava merecidamente no Tenab - Terminal Náutico da Bahia, aos pés do Elevador Lacerda e guardado pelo Forte São Marcelo, nós aproveitamos para, em tempo recorde, desfrutar do clima de festa que envolvia a capital soteropolitana nestes dias. Era ante-véspera de Natal. O Pelourinho pulsava exoticamente com o ritmo fascinante da sua música, várias apresentações ao ar livre e uma feirinha maravilhosa com tudo que se possa imaginar... pinturas, esculturas, cerâmicas, instrumentos musicais, bijouterias e muito mais. 

Indiscutivelmente, Salvador é uma cidade para ser vivida e sentida. Na nossa corrida de volta para casa, aproveitamos cada segundo das poucas horas que nos permitimos ali... além da cidade, a presença da Paula e do Fernando do Veleiro Andante, dos quais já falamos aqui, e o reencontro com amigos queridos lá de Santa Catarina, que não víamos a tantos anos, encheram o nosso Natal de alegria. Foi maravilhoso ter estado com todos.

Feliz Natal 2012 !!!

Um comentário:

  1. E o blog voltou...Ótimos posts e as fotos estão lindíssimas. Parabéns!

    ResponderExcluir