Da Ilha do Mel até a Ilha Bela

Sol nascendo...

Lua se pondo... perfeita hora para içar as velas.

Com os primeiros raios do sol, nos despedimos da Ilha do Mel.

Lar doce lar... tudo pronto!

Partimos!!!

Em rota para a Ilha Bela.

Nunca estamos sozinhos!

Vibração no motor... o capitão foi checar. Tudo certo.

E a linha permaneceu na água até o por do sol. O mar já não é mais o mesmo!

Través com a Ilha de Alcatrazes... dia completamente diferente de ontem.

Ufa... finalmente a Ilha Bela e o Canal de São Sebastião.

Por aqui também, muitos navios. Que navegação! Ainda bem que chegamos!
 
04 de maio de 2013
Latitude 25°30'41"S e Longitude 048°18'45"W
06:15h
 
Nosso meta de hoje: chegar até Ilha Bela, no litoral Norte de São Paulo até o final da tarde de amanhã. Cerca de 295 milhas náuticas nos separam dela. Mares já conhecidos, mas que nunca são iguais. Acordamos com os primeiros raios do sol, preparamos tudo, levantamos a âncora, içamos as velas e partimos. Eram 07:15h. O vento, que soprava calmo, era tão favorável, que os motores não foram ligados nem para as manobras iniciais. 10,6 nós de vento e 4,5 nós de velocidade... tranquilamente navegamos por entre os bancos de areia e, pouco mais de uma hora depois, já deixávamos o Canal Norte da imensa Baía de Paranaguá. A todo pano, com proa em 60° e o Cascalho deslizando elegantemente sobre as águas. Linha na água... quem sabe tenhamos um peixe fresco para o almoço. Estamos confiantes: muitos cardumes ao nosso redor e a superfície fervilhando de peixinhos fugindo dos peixões. A carretilha dispara, pega a máquina fotográfica (importantíssimo), diminue  a velocidade do barco, aquela correria... mas o peixe, consegue se soltar. Continuamos confiantes. Milhares de peixes ao nosso redor. Outro peixe morde a isca, aquela correria de novo, agora vai... e o peixe, logo escapa. Não estamos com sorte hoje. Talvez estejamos precisando de novas iscas. Nada de peixe fresco para o almoço.
 
A tarde o vento zerou e tivemos que motorar por várias horas. Entretanto, por volta das 16:00h, 18 nós soprando de SE, mais as ondas oceânicas faziam o Cascalho deslizar a 8 gostosos nós. Felicidade geral! Que durou pouco! Durante a noite o mar engrossou e o vento enlouqueceu indo de 0 a 20 nós em questão de pouco tempo. Pelo menos, continuava sendo favorável.
 
O dia seguinte amanheceu com céu e mar muito feios. 25 nós de vento, vela rizada e mar mexido, com ondas de 2 a 3 metros, muito desencontradas. O pior ainda esta por vir: o vento rondou para Leste, praticamente na cara e, o mar, que já não estava pra peixe, ficou ainda pior. Navegar assim, não é nada bom. Ligamos então os dois motores e, nos movendo a 6,5 nós, conseguimos ancorar em Ilha Bela as 18:15h. Ainda tinha um pouco de luz do dia. Ufa... melhor assim!
 
Já estou ficando com trauma de Ilha Bela. Toda aproximação é assim. Que Cabo São Tomé que nada!
 
Mas o pior, ainda estava por vir!!!

0 comments:

Postar um comentário