Ilha do Mel - Paraná

Bem vindos...

...à Ilha do Mel!

O único meio de transporte por aqui, além dos seus próprios pés.

A passarela que leva a Gruta das Envantadas.

A gruta da lenda das sereias que encantam!

A moda antiga!

A arte de consertar as redes de pesca.

Lá em cima o Farol das Conchas.

Feito com muito esmero!

Istmo em Nova Brasília.

Trocando de ancoragem... muitos botos nadando por aqui.

Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres...

...seus canhções...
(e olha o Cascalho ancorado na Praia de Fortaleza!)

...e seus personagens: Mico da Ilha do Mel e Fábio Machado.
"Da mesma forma que a Fortaleza tem a sua história, cada uma das pessoas que por aqui passa também tem uma"!!!

Por do Sol para a despedida.
 
01 de Maio de 2013
Latitude 25°34'55"S e Longitude 048°18'52"W
13:25h
 
Navegar pelo mundo exige que uma certa dose de aventura faça parte do seu estilo de vida. Vir para a Ilha do Mel, faz com que essa dose de aventura seja ainda maior. Localizada na Baía de Paranaguá, município ao qual pertence, no estado do Paraná, suas praias são consideradas as mais belas do estado.  São 35 quilômetros de praia, a sua escolha: desertas, tranquilas, com bastante agito...  Aqui, não existem carros nem taxis, circulam pelas suas avenidas estreitas, feitas simplesmente de areia, apenas nossos próprios pés e algumas poucas rodas dos carinhos dos transportadores de malas. Pelo caminho, tudo cuidado com muito esmero, desde a casa dos moradores locais, até o que é preparado para esperar os turistas, como bares, restaurantes e pousadas. Aliás, o número de turistas na ilha é limitado a cinco mil por dia e, animais trazidos de fora não são permitidos por aqui. Tudo para preservar o equilíbrio do ecossistema local. Equilíbrio que, de certa forma, já foi a muito afetado. Antiga colônia de pescadores, a ilha foi descoberta pelos hippies na década de 70. Nos anos 80 chegaram os mochileiros e, hoje, a principal atividade na ilha é o turismo. Pescadores, são muito poucos.
 
A maior parte da ilha é reserva ambiental. Entretanto a menor, aquela na qual é permitido circular é, sem dúvida, a melhor parte. De mochila nas costas, com muita água, protetor solar, repelente para insetos e uma lanterna para caminhar a noite, já que os geradores de energia elétrica são desligados após uma certa hora, começamos a explorar a ilha.
 
Ancoramos o Cascalho na Praia das Encantadas. A vila é extremamente charmosa e o povo local simpático e hospitaleiro. A sensação que se tem é de que o tempo parou por aqui. E pelo caminho, tesouros e mais tesouros... Vamos seguindo pelas ruelinhas de areia até chegar a uma passarela que nos conduz a Praia de Fora das Encantadas onde, a famosa Gruta das Encantadas encanta a vida das pessoas com as suas lendas de sereia. Lindas sereias ficavam presas ali pela força das ondas e, quando conseguiam sair, possuídas, cantavam suaves cantigas, encantando os viajantes, especialmente os homens, que nunca mais voltavam para casa. 
 
Com o Cascalhinho, fizemos o passeio até outro dos cinco vilarejos da ilha, Brasília ou Nova Brasília. Aqui está o Istmo, a parte mais estreita da ilha, que em épocas de grandes ressacas, fica todo encoberto, dividindo uma ilha em duas.  O cenário lúdico se repete por aqui também, quase que enfeitiçando quem passa. Sempre caminhando fomos seguindo a trilha que leva a outro cartão postal: o Farol das Conchas, construído em 1870, localizado no Morro da Concha. Encarar a escadaria de 150 degraus e mais todas as rampas que conduzem até o topo vale o esforço. O farol não está aberto para visitação interna, mas o visual lá de cima é desconcertante, toda a ilha fica ao alcance dos nossos olhos. 
 
Por fim, visitamos o Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, erguido em 1767, nas areias da Praia de Fortaleza, com o objetivo de proteger a Bacia de Paranaguá e o seu porto. A beira mar, bem conservado, com canhões dos séculos 18 e 19 e, o melhor de tudo, duas figuras que jamais esqueceremos, com quem passamos horas super agradáveis, ouvindo muitas estórias e rindo muito.
 
O entardecer nos presenteou com um por do sol estonteante, que marcou a nossa despedida da Ilha do Mel, um lugar paradisíaco de onde levaremos muitas e excelentes lembranças. Amanhã bem cedinho, partiremos para o nosso próximo destino!

0 comments:

Postar um comentário