Ilha Anchieta e Praia do Sono

No Canal de São Sebastião.
Adeus bela Ilha Bela... 
Navegação tranquila, motorando e curtindo o belo cenário da Serra do Mar.
Em camadas...
Chegando na Ilha Anchieta.
Tim tim...
Parque Estadual da Ilha Anchieta.
Here we are...
As ruínas do antigo presídio.
Enquanto o cascalho descansava tranquilo nestas águas tão calmas...
...a natureza nos brindava com mais um lindo por do sol!
Cedinho no dia seguinte, deixamos mais esta ancoragem.
E navegamos tranquilamente até a Prais do Sono.
A serra e o mar...
Pescadores na Praia do Sono... garantia de peixe fresco.
A elegância do cascalho.
Recepção em terra.
O bar...
Dentro da mata...
Ferramenta de trabalho.

09 de maio de 2013
Latitude 23°46'17"S e Longitude 45°21'19"W
09:10h

Deixamos Ilha Bela e nos dirigimos para a Ilha Anchieta. Os motores de bombordo e boreste permaneceram ligados alternadamente durante todo o percurso, sendo desligados apenas as 15:00h quando lançamos nossa âncora na Ilha Anchieta, localizada no litoral Norte de São Paulo e que pertence ao município de Ubatuba. Depois de um brinde para comemorar a nossa chegada, descemos para conhecer a ilha e um pouco da sua história.

Trata-se de uma área de proteção ambiental, com uma diversidade incrível de plantas e animais, alguns destes introduzidos na ilha pelos homens. Além de trilhas que percorrem a densa mata que recobre praticamente toda a ilha, as ruínas do antigo presídio de segurança máxima que abrigava os piores bandidos do estado de São Paulo, compõe um cenário de grande fascínio. Em 1952, uma grande rebelião que resultou na morte de vários presos e funcionários, foi um dos motivos pelos quais o presídio foi desativado. O Carandiru, foi um dos presídios construídos para substituí-lo. Até hoje a ilha tem estórias de fantasmas dos presos que vagam por ali.

No dia seguinte, depois de um bom café da manhã, por volta das 09:00h levantamos outra vez a âncora e colocamos nossa proa em 70° verdadeiros em direção a Praia do Sono. A tranquilidade foi a máxima de mais esta curta navegação, apenas 23mn, que fizemos toda a motor, com mar muito liso e vento zero. Encantados com a exuberância da Serra do Mar, nem sentimos o tempo passar. 15:30h estávamos novamente ancorados em outro pedacinho de paraíso.

Uma das paisagens naturais mais belas do litoral Sul do Rio de Janeiro, a Praia do Sono é um lugar perfeito para um contato intenso com a natureza. Acessível apenas por mar ou por trilhas através da Mata Atlântica, de areias finas e água muito transparente, de gente muito simples e hospitaleira, com sua orla repleta de amendoeiras nativas e muitos bares, a praia é um verdadeiro paraíso. Além dela, também por trilhas pela mata, pode-se chegar a outras duas praias de rara beleza, Antigos e Antiguinhos. E estas trilhas guardam inúmeras surpresas: animais, plantas, vistas magníficas e inúmeras cachoeiras.

Depois de um dia inteiro de caminhadas e diversão, voltamos exaustos e extasiados para a nossa casa. Não sem antes comprar de um pescador local, um peixe espada fresquinho na medida exata para dois, pelo qual pagamos apenas R$ 5,00. Realmente por aqui, o tempo não passa !!!

0 comments:

Postar um comentário