Chegou a hora de dizer adeus... Ilha dos Lençóis, aí vamos nós!

30 de setembro 2013 - segunda feira
Latitude 02°30'19"S e Longitude 044°18'47"W
15:30h

Deixamos o píer da AVEN por volta das 15:30h. Foi difícil nos despedir dos novos amigos ludovicenses... Glauco, Eloísa, Pedro, Roxa, Sérgio, Inô e tantos outros... deixar este lugar foi muito forte: no princípio nem pensávamos em vir para cá. O encontro com o Glauco, em Fortaleza, nos deu segurança e então viemos. Fomos muito bem recebidos, por todos. O Beltrãozinho, nosso amigo de Florianópolis, que velejou conosco de Fortaleza até aqui, depois de mais alguns dias a bordo, desembarcou. Vivemos dias muito intensos... foi como uma espécie de despedida... estamos nos despedindo do continente brasileiro e, sabemos com antecedência, que voltar para cá vai demorar. Sentiremos muitas saudades !!!

A navegação inicialmente foi muito difícil. saímos da Baía de São Marcos e fizemos navegação o mais próximo possível da costa, no contra vento e motor, por aproximadamente 3 horas, aproveitando o fluxo da maré. No final da área de ancoragem dos navios cargueiros, içamos as velas e mudamos o rumo. Diretamente para a Ilha dos Lençóis. Ao por do sol, atravessamos o canal de passagem dos cargueiros, acertamos a rota e, com ventos de 30 nós, numa orça muito apertada seguimos navegando. Além da navegação estar muito desconfortável, a grande quantidade de pesqueiros com suas redes não sinalizadas e espalhadas por todos os lados, dificultavam ainda mais. Vez ou outra, algum deles vinha prá cima da gente com luzes tentando sinalizar sua rede. Comunicação pelo rádio, nem pensar. E foi assim que lá pelas duas da manhã, pegamos uma delas. O capitão já se preparava para mergulhar, quando, como que por encanto, ela se soltou e o Cascalho voltou a surfar e chacoalhar sobre as ondas do mar.

O dia seguinte amanheceu lindo e, pouco depois começamos a ver no horizonte o contorno das dunas branquinhas da Ilha dos Lençóis e os primeiros pescadores daquele povoado. A medida que nos aproximávamos, as paisagens deslumbrantes já começavam a nos encantar. Ligamos os motores e, muito cuidadosamente para não encalhar, pois a maré ainda estava baixa, navegamos por entre os labirintos de areia do canal até ancorar em frente a vila dos Lençóis. Um outro mundo... cenário encantador.

Mais uma navegação magnífica... 15 horas de navegação. Entretanto, as 100 milhas náuticas que separavam São Luis da Ilha dos Lençóis, fizemos em apenas 12 horas, só na vela, fazendo uma média de 8,33 nós. Uau... o Cascalho se superou !!!

Adeus São Luis...
Capitão atento... primeiras horas timoneando e só no motor. 
O sol se pôs lindo e deu lugar a uma noite difícil e escura.
Lindo amanhecer em primeiro de outubro...
Agora com mar mais tranquilo...
Mar, embarcação e dunas...
Já nas águas tranquilas do canal...
Guará.
Um pouco do que nos espera...
Deslumbrante... já ancorados em frente a vila.

0 comments:

Postar um comentário