Costa das Baleias... em Abrolhos, na Bahia.

O arquipélago de Abrolhos com suas cinco ilhas.
Baleia Jubarte.
A Ilha de Santa Bárbara vista da Siriba.
O Farol de Abrolhos.
Marinha do Brasil... não desembarque!!!
O capitão e o farol.
Cascalho em Abrolhos.
Snorkel em Abrolhos. (foto de arquivo)
Snorkel em Abrolhos. (foto de arquivo)
A Ilha Redonda.
A Ilha Siriba.
De novo o farol, agora visto da Siriba.
Nosso guia Edinho, o Guarda Parque, e as pedras vulcânicas.
Atobá branco.
Atobá marron.
Reunião de atobás...
Grazinha chocando seus ovos.
Pedaço da espécie de coral cérebro encontrada somente em Abrolhos.
Sim... acendendo o Farol de Abrolhos.
A lâmpada é pequena, mas as lentes...
O farol aceso.
E o por do sol lá do alto.

26 de junho de 2013
Latitude 17°57'53"S e Longitude 38°41'57"W
08:15h

No litoral Sul da Bahia encontram-se os mais ricos arrecifes e corais do litoral Brasileiro e da América do Sul Ocidental. Aqui, mergulhar é palavra de ordem para vislumbrar uma festa de cores e luzes num mundo submerso e silencioso. Os navegadores Portugueses do século XVI alertavam sobre os perigos de se navegar por aqui: "Quando te aproximares da terra, abre os olhos"! E foi a repetição deste aviso que acabou dando nome ao arquipélago: Abrolhos. Um espetáculo a parte é protagonizado pelas baleias jubarte, que fogem das águas frias da Antártica e se refugiam nessas águas mornas e rasas para acasalamento e procriação. Essa espécie pode chegar a 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas quando adultas. E os filhotes já nascem medindo 5 metros. Quer combinação mais perfeita? Águas mornas e rasas, vida submarina riquíssima e muito colorida e baleias... definitivamente, especial demais chegar aqui! Segundo informações obtidas na ilha, as que avistamos são as primeiras baleias a chegar aqui este ano.

O Arquipélago de Abrolhos, de origem vulcânica, com idade aproximada de 52 milhões de anos, é composto por cinco ilhas: Siriba, Guarita, Redonda, Sueste e Santa Bárbara. As quatro primeiras fazem parte do Parque Nacional Marinho de Abrolhos. Santa Bárbara é ocupada pela Marinha do Brasil e é onde está a Rádio Farol e o Farol de Abrolhos, instalado em 1861, sendo o segundo maior em altura do Brasil, feito em ferro fundido Inglês, com lentes (ainda originais) e maquinários franceses. Tem um alcance de 32 milhas náuticas e a mais de 150 anos auxilia os navegadores nesta região.

Então vamos lã...ficamos dois dias em Abrolhos. Mergulhamos muito e fomos a terra sempre que nos foi permitido. Já no dia da nossa chegada, quarta feira, 26 de junho, era dia de jogo, Brasil x Uruguai, pela Copa das Confederações. O sargento Paulo César, da Marinha do Brasil autorizou e, o Guarda Parque Edinho (Edson Alves), do ICMBio, nos levou para assistir o jogo na sua casa. O Brasil venceu por 2 x 1. Oba !!! Fim de jogo, hora de voltar para casa.Não tínhamos amarrado o Cascalhinho. A maré subiu e ele já estava indo embora. Sem nós... mas, chegamos a tempo !

Na manhã seguinte, juntaram-se a nós na ancoragem a Magda e o Zach, sul africanos do Veleiro Vagabund. O Edinho nos levou para visitar a Ilha Siriba, a única ilha do parque que pode ser visitada, criadouro natural de atobás brancos e marrons e de grazinas. A visita foi maravilhosa. Depois do almoço, mais mergulho. Abrolhos tem fantásticas opções de mergulho: navios afundados, cavernas, as várias espécies de peixes e corais multicoloridos (19 espécies catalogadas) sendo que, o coral parecido com o coral cérebro encontrado por aqui, não é encontrado em nenhum outro lugar do mundo. Aqui estão também os Chapeirões, colunas de coral de até 30 metros de altura, que se erguem do fundo do mar e, próximo a superfície, se abrem em forma de cogumelo chegando a ter mais de 50 metros de diâmetro. Você consegue imaginar? Indescritível!

No fim da tarde, tivemos o privilégio de, acompanhados pela Cabo Enfermeira Geane, subir até o último degrau da escada em caracol que leva até o alto do farol, abrir as cortinas que protegem suas lentes ainda originais, apreciar o por do sol lá do alto e acender o farol. Quanta honra! Devo confessar que ao assinar o livro de visitas do farol, emocionada, lembrei dos meus familiares e de todas as pessoas da minha terrinha, São José do Cedro, em Santa Catarina. Será que algum dia, alguma outra pessoa daquela parte do mundo porá seus pés neste lugar? 

Extasiados, voltamos para o Cascalho e comemoramos... vinho e picanha grelhada, já que os peixes parecem estar fugindo de nós.

Sexta feira amanheceu ensolarada e com céu muito azul. Aproveitamos a manhã para mais um snorkel antes de levantar âncora de Abrolhos. na hora da despedida, a certeza de que tantas das melhores coisas da vida nos são dadas de graça pela natureza... formas, cores, tamanhos, sol, lua, estrelas, mistérios... Abrolhos é um paraíso.

Veja o que disse o Luiz Fernando Beltrão, do Veleiro Tinguá, sobre a estadia em Abrolhos.

0 comments:

Postar um comentário