Em Maceió... tantas boas lembranças.

O salvador da pátria...
Nossos queridos amigos...
Bicicleta para cinco.
Depois da pedalada, tratamos de matar a sede e a fome.
As jangadas nas piscinas naturais.
Maravilha de cenário.
Palmeiras emoldurando a cidade.
Maceió e suas jangadas vistas do mar.

30 de julho de 2013 - terça feira
Latitude 09°39'56"S e Longitude 035°42'29"W
07:20h

Para tudo... a Maceió linda, da qual eu guardo tantas boas lembranças de quando estive aqui em 2001, com meus queridos amigos Rosana Ramlow e Sandro Francisco, nada tem a ver com esse cenário da ponta Norte da Praia de Jaraguá, onde fica a Federação Alagoana de Vela e Motor. Lugar imundo e mal cheiroso e a federação fechada. Para chegar a rua, é necessário passar pelo meio de uma favela. Realmente, impossível pensar que velejadores de cruzeiro possam vir para cá!

Tratamos logo de chegar na Praia de Pajuçara. Lá, conversamos com vários jangadeiros e, sentimos tanta confiança em um deles, a ponto de colocá-lo a bordo do Cascalho e entregar a nossa sorte nas suas mãos. Com a ajuda dele, levamos o Cascalho em segurança e ancoramos entre as piscinas naturais, em frente as jangadas da Praia de Pajuçara. Agora sim!

Nossos amigos soteropolitanos Wal, Sandrinha e Kiara (filha do casa), em clima de festa, comemorando 18 anos de casamento, juntaram-se a nós em Maceió e seguirão conosco até Recife. Foi numa bicicleta para cinco que percorremos as praias de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, que juntas formam uma das orlas urbanas mais bonitas do Brasil. Apesar de estarmos numa capital, a paisagem composta por coqueiros, trechos de areia fofa, mar verde e azul e muitas piscinas naturais durante a maré baixa, onde se pode chegar com as coloridas jangadas, nos faz sentir no paraíso. Passeamos descompromissadamente pela orla, tomamos água de còco, visitamos a Feira de Artesanato e, acabamos o dia jantando no Lopana, uma das melhores barracas de praia da cidade, na Praia de Ponta Verde.

Maceió é um mome de origem indígena - maçayó, e significa "o que tapa o alagadiço". Designa as lagoas que se localizam a beira mar. Se refere as nascentes de água que procuram seu curso e espontaneamente acham o seu caminho até o mar. A maioria dos maceiós de Maceió desaguam no mar. Alguns deles não conseguem, e acabam por formar as famosas lagoas desta região, como a Lagoa do Mundaú. Assim como as águas, doces ou salgadas, verdes ou azuis, as palmeiras também compõe o belíssimo cenário, seja a beira das lagoas ou a beira do mar. De verdade, um lugar para visitar... e se deliciar! 

0 comments:

Postar um comentário