Îles du Salut, Guiana Francesa

12 de outubro 2013 - sábado
Latitude 05°17'07"N e Longitude 052°35'18"W
08:25h

Um território francês de além-mar, são conhecidas como as Ilhas da Salvação. Salvação para a sociedade francesa, que aqui construiu presídios e, sob ordens de Napoleão III e tantos outros, enviava de tão distante, desde os ladrões de ovos até aqueles que iam bem mais além dentro dessa prática. As águas ao redor das ilhas, tem muita correnteza e são infestadas de tubarões. Aliás, eram. E talvez, crocodilos também pois o Cascalho passou os seus dias ancorados na Baía dos Crocodilos. Mas, não vimos nenhum. Assim, todo e qualquer preso que tentasse fugir, tinha um fim bem trágico. Dizem que o único que escapou desta prisão, foi Papillon, cuja história virou livro e filme. O governo francês nega. Foi por entre ruínas, nas trilhas repletas de coqueiros de duas das ilhas, Royale e Saint Joseph, que desfrutamos dias maravilhosos e repletos de história. A Île du Diable, aquela na qual ficavam os presos mais perigosos e dentre eles Papillon, não é aberta para visitação.

Passamos metade do meu dia aqui... 16 de outubro. O chip de uma operadora de telefone brasileiro, usando os últimos reais como roaming, permitiu que uma única mensagem chegasse do Brasil. Ela, junto com todo o carinho do meu capitão, fez valer o meu dia.

Uma pena que enquanto estivemos por aqui, o Centre Spatial Guyanais não tinha nem um lançamento programado... teria sido impagável !!!

Cascalho na baía dos Crocodilos.
O arquipélago: Saint Joseph, Royale e Diable.
Royale.
Céu azul.
Saint Joseph.
A igrejinha como no filme.
Ruínas...
As antigas casas de quem trabalhava aqui, hoje funcionam como hotel.
As que sobraram...
.......................
..............................
Aqui o sol também se põe lindamente...
Só faltou isso... tinha um lançamento programado para cerca de 15 dias depois.
Mas não podíamos esperar.
De longe, conseguíamos ver o foguete que, lentamente estava sendo transportado
para a base de lançamento.

0 comments:

Postar um comentário