E lá vamos nós de novo... navegando de Salvador a Maceió

Hora de se despedir de Salvador...
Farol da Barra... quando te veremos de novo?
Baleias jubarte...
... que emoção !!!
E a gente não se cansa...
...até conseguir: um lindo dourado.
30 de julho... e os primeiros raios do sol...
...nos mostram Maceió. Chegamos !!!

28 de julho de 2013
Latitude 12°58'20"S e Longitude 038°38'57"W
09:20h

Hoje o dia começou muito cedo a bordo do Cascalho. Muita coisa ainda para organizar antes de soltar as amarras. Enquanto eu cuidei da parte interna do barco e ainda aproveitei para lavar algumas roupas, o capitão cuidou da parte externa. Trabalho em equipe, tudo pronto... "roupas" no varal perfumando o ambiente de lavanda e, seguiu assim por um bom tempo mas afora.

Partimos! 09:20h da manhã, iniciamos nossa navegação tranquilamente pelas águas da baía de Todos os Santos. Quando será que voltaremos para cá! Logo alcançamos a Ponta de Santo Antônio onde está o farol da Barra. A partir daqui, já fora da baía, as águas já não estavam mais tão calmas. O encontro das águas do mar e da baía nunca é assim tão tranquilo. Além disso, os baixios do banco de Santo Antônio causam um banzeiro nas águas por aqui. Como a maré estava alta, passamos entre o banco e a terra. Melhor assim... prefiro mil vezes poder estar perto da costa e poder admirá-la. A longa orla de Salvador foi passando por nós como um filme e, só depois do Farol de Itapuã é que começamos a nos distanciar. Os ventos, em função do templo nublado variavam muito, entre 10 e 15 nós, e o mar nos dava ondas de 2 metros. Mas a mãe natureza tinha reservado para nós grandes surpresas... por volta das 3:00h da tarde, nosso caminho se cruzou com o de algumas baleias. Duas delas muito perto de nós. Que emoção ver aquele animal imenso assim de tão perto e saber que a maior parte dele, não conseguimos ver. Foi maravilhoso! A noite também nos presenteou com uma lua linda e muita ardentia sobre as águas do mar.

29 de julho amanheceu com muitas ondas, vento e chuva. Tanto que tivemos que diminuir as velas. O céu e o mar ficaram cinza mas, logo depois da chuva voltaram a ser de um azul muito lindo. O mar acalmou e, no início da tarde, conseguimos pescar um dourado... finalmente!

Tivemos mais uma noite muito tranquila e, na manhã de 30 de julho jogamos âncora em frente a Federação Alagoana de Vela e Motor. Que lugar horrível! Sério... em vários aspectos.

Fizemos uma média de 5,7 nós, percorrendo as 260 milhas náuticas que separam Salvador de Maceió em 46 horas. Foi uma navegação para não mais esquecer.

0 comments:

Postar um comentário