Deixando o Brasil...

07 de outubro 2013 - segunda feira
Latitude 01°18'54"S e Longitude 044°52'50"W
05:30h

Nós deixamos a Ilha dos Lençóis cedo, aproveitando a maré favorável e e com os olhos muito abertos, tentando evitar os inúmeros bancos de areia ou qualquer outra armadilha para os poucos conhecedores da região. Olhos bem abertos também, para todos os detalhes da paisagem cheias de surpresas dos manguezais, do céu e do mar e da gente do lugar. Assim que contornamos as ilhas e chegamos as águas azuis, o primeiro peixe. Também estávamos de olho neles. Navegação deliciosa... ventos constantes de 12 a 15 nós, deslocamento com média de 5 nós e 516 milhas náuticas distantes do primeiro way-point: o Oiapoque, divisa do Brasil com a Guiana Francesa. A linha do Equador atravessamos cerca de 24 horas depois, agora no sentido Sul-Norte... nada muda tecnicamente, mas como duas crianças, já que este será um feito que demoraremos a repetir, ziguezagueamos um sem número de vezes sobre ela e brindamos o feito com suco de caju. Já no Hemisfério Norte, fomos saudados pelos primeiros seres vivos que encontramos, os adoráveis golfinhos. E entre mares e céus, assistimos estupefatos o encontro das águas do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico e, seguimos navegando sem alterações até que, no dia 11 de outubro chegamos ao nosso primeiro way-point...estávamos oficialmente deixando o território brasileiro. Com tempo ótimo e mar mais ainda, apesar do pouco vento que soprava tímido com apenas 7 nós, viajávamos a 6. Tudo graças a corrente mais do que presente e favorável. O segundo way-point estava a apenas 89 milhas náuticas. E foi exatamente as 08:25 horas da manhã seguinte que jogamos âncora em águas francesas... chegamos as Îles du Salut. Depois de cinco dias maravilhosos no mar !!!

Muito obrigado, Ilha dos Lençóis!
Hotel com estacionamento...
Presente.
Em dia...
Sul Norte...
...e o brinde!
Sejam bem vindos ao Hemisfério Norte!
O rio e o mar... direita e esquerda.

No Oiapoque... bye bye Brasil !!!
O sol se põe e chegamos a última noite no mar...
E quando o dia amanhece... as ilhas...
...as velas baixadas e a âncora jogada.